Projeto

Geral

Perfil

Novos formatos para registro de grupos de usuários

Esta atualização introduziu dois novos tipos de grupos que podem ser selecionados no formulário de inclusão/edição de grupos do Expresso Livre:

  1. posixGroup (já existente)
  2. groupOfNames (novo)
  3. groupOfUniqueNames (novo)

O acesso a estas opções é feito no módulo ExpressoAdmin, clicando na opção de 'Grupos do usuário' e selecionando criar ou editar um grupo.

No formulário, que será apresentado, há uma nova opção: 'Grupo externo?', conforme mostrado na figura a seguir:

Marque esta opção se desejar salvar o grupo como um dos novos formatos 'groupOfNames' ou 'groupOfUniqueNames' descritos a seguir.

Se a opção ficar desmarcada, o grupo será salvo no formato padrão.

Os novos formatos foram criados para compatibilidade com softwares externos que necessitam integração com o Expresso Livre.

Formato padrão: posixGroup

Este formato registrará o grupo seguindo a estrutura da classe posixGroup, que especifica a lista de membros do grupo como elementos memberUid.

Na dúvida sobre qual formato de grupo utilizar, salve o grupo neste formato, que é o formato padrão do Expresso Livre. (Deixar a opção 'Grupo externo?' desmarcada).

Evite trocar o formato de um grupo já existente.

Novo formato: groupOfNames

Este formato registrará o grupo seguindo a estrutura da classe groupOfNames, que especifica a lista de membros como elementos do tipo 'dn' (distinguished name).

Utilize este formato se o grupo tiver a finalidade de ser utilizado na autenticação de usuários vindos de softwares externos como o 'CA Clarity PPM'.

Novo formato: groupOfUniqueNames

Este formato registrará o grupo seguindo a estrutura da classe groupOfUniqueNames que também armazena os membros do grupo como elementos 'dn' (distinguished name), porém possui mecanismo para diferenciar usuários homônimos.

Utilize este formato se o grupo tiver a finalidade de ser utilizado na autenticação de usuários vindos de softwares externos como o 'VMware vCloud'.

changelog-novosgrupos.png (21 KB) Mauricio Luiz Viani, 28/06/2016 17:52 h